Afinal, como saber se existe síndrome de aniversário na sua árvore genealógica? E o que isso significa?
Para identificar se essa síndrome está presente na sua árvore, é preciso primeiramente observar se existem repetições, o que está sendo repetido, quem está repetindo e como isso está acontecendo. Essas repetições podem ser identificadas em datas, idades, acontecimentos, e marcam a fidelidade entre os membros da família.
As repetições revelam a força do inconsciente familiar, relembrando o que é significativo na história da família. Correspondem também às profundas identificações e lealdades do presente com o passado, uma forma de abrir o diálogo entre as gerações. Situações traumatizantes, dolorosas, que causaram um grande sofrimento, e que, muitas vezes, o conteúdo foi esquecido, não falado, tendem a se repetir. Elas sublinham uma lealdade com relação ao passado por vezes misterioso.
A transmissão desses sentimentos se faz de forma inconsciente, o antepassado calado na sua dor transmite sem querer esses dramas aos seus descendentes.
Síndrome de aniversário
A síndrome de aniversário corresponde às repetições que ocorrem em datas de nascimento, falecimento, casamento ou outro evento importante familiar. Logo, nascer no mesmo dia do casamento dos avós, falecer com a mesma idade do pai, sofrer um acidente na data de aniversário de alguém da família são formas que o inconsciente familiar marca a ligação desses personagens e seu lugar no clã enfatizando a lealdade familiar.
Com base na análise clínica de muitas histórias de repetições familiares é que Anne Ancelin apresenta o conceito de síndrome de aniversário e destaca “o inconsciente tem boa memória, ama os laços familiares e relembra por repetições de datas ou idades” (1993, p.84).
Assim, ao construir sua árvore genealógica você pode ter um olhar mais atento para pesquisar esse tipo de repetições e identificar se elas representam uma síndrome de aniversário.
Monica da Silva Justino
Referências:
Anne Ancelin Schützenberger – Aïe, mes aïeux!! Paris, La Méridienne, Desclée de Brouwer, 1993.
Meus pais se casaram dia 22/02, eu nasci 22/02, meu irmão do meio nasceu dia 22/02, minha filha nasceu dia 22/02 e meu filho nasceu dia 22/02 .
Muito louco, minhas avós materna e paterna, meu pai e minha mãe, em épocas diferentes, mas faleceram no mesmo mês!!
Meu paí faleceu dia 13/07/2002 minha mãe acabou de falecer no dia 13/07/2024 meu pai faleceu com 52 anos o pai do meu pai faleceu com os mesmos 52 anos!
Oi Hudson, achei que tinha respondido sua mensagem. Perdão pela demora. Meus sentimentos pela perda recente da sua mãe.
Esses padrões repetitivos acontecem na família como uma forma de relembrar essas pessoas. No caso da data de falecimento da sua mãe, pode ser uma tentativa inconsciente de marcar esse vínculo com ele, de se unir até novamente pelo data de morte.
Com relação as idades, cabe investigar a causa de falecimento do seu avô, buscar o contexto que ele estava vivendo na época. Antes dele mais alguém faleceu com a mesma idade? De forma inconsciente pode ser uma forma de honrar esse pai, fazer como ele. Essas repetições são lealdades familiares, de forma inconsciente elas relembram os laços familiares e os eventos importantes da família. Ao trazer a consciência evitamos que esses padrões se repitam.
E ver a data do aniversário várias vezes em curto espaço de tempo e em situações completamente aleatórias, quer dizer algo? De ontem para hoje vi umas 4x (textos publicados, jurisprudências, placas de carro). Até comentei hoje mais cedo com meu marido. Logo depois apareceu de novo.
Oi Clarissa, essas repetições são formas que o inconsciente encontra para relembrar algo. Talvez essa data possa estar vinculada a outro evento importante da família ou mesmo a uma idade significativa de alguém. As repetições acontecem para “chamar a atenção”.
Minha mãe faleceu no dia do meu aniversario de 42 anos, 24/09/24 teria uma explicação melhor, eu entendo que no dia que ela celebrou a vida ela se foi… 🙁
Oi Camila, meus sentimentos. Pode ser entendido que de forma inconsciente ela tem a certeza que será sempre lembrada. A idade é a inversão da data, vale buscar a idade 24 e 42 na sua árvore para saber que eventos aconteceram. Como por exemplo, que idade sua mãe tinha quando você nasceu?
Meu neto nasceu na data do.mru aniversário e minha neta na data de aniversário do avô no caso do meu ex marido